sexta-feira, 19 de julho de 2013

Despenca o índice de satisfação do consumidor com a telefonia


A satisfação do consumidor com os serviços de telefonia fixa despencou no mês de junho, caindo mais de 16 pontos percentuais – de 44,4% em maio para 28,2% em junho. A informação é do Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) – medido pela ESPM e criado pelo professor pesquisador da escola Ricardo Pomeranz, especialista em transformação digital nas empresas. O setor de telefonia celular também registrou queda de 1,8 ponto percentual na avaliação dos consumidores – passando de 28,2% em maio para 26,4%.

As razões apontadas para a expressiva queda na satisfação com a telefonia fixa foram a falha em um satélite que deixou canais de todas as operadoras de TV a cabo fora do ar. Posts de internautas sobre esse assunto representaram 44% de todos os comentários negativos sobre uma das empresas pesquisadas. A piora no serviço de outra companhia do setor após sua aquisição e mudança de nome também impactou no índice do setor. As empresas pesquisadas na telefonia fixa são Embratel, Telefonica, Brasil Telecom e Telemar; na telefonia celular, Vivo, TIM, Claro e Oi.

O INSC global de junho

A diminuição na satisfação com estes dois setores, somada à redução em outros segmentos analisados, puxou para baixo o índice nacional – que avalia 96 empresas de 24 setores da economia. O INSC de junho foi de 50,2%, com queda de mais de três pontos percentuais, também a menor avaliação desde a criação do estudo em abril de 2011.

O Índice Nacional de Satisfação do Consumidor é o primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados na internet e avalia o que pensam os consumidores sobre produtos e serviços de 96 empresas de 24 setores econômicos.

Fonte: Convergência Digital

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