quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Tem celular? Conheça seus direitos


Poucas pessoas conhecem seus direitos como consumidores, especialmente quando se trata de serviços de telecomunicações. Para ajudar os brasileiros nesta tarefa, o Olhar Digital divulga os principais direitos dos usuários e obrigações das operadoras de telefonia móvel, instituídos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Confira abaixo o que esperar das empresas prestadoras de serviços.

1. Adesão

Os planos de serviço somente podem ser ofertados aos usuários se houver garantias de imediata ativação do serviço e sua utilização.

2. Documento de Cobrança

A entrega do documento de cobrança deve ocorrer pelo menos cinco dias antes do vencimento. A hora que quiser, o usuário poderá pedir, sem ônus, outro documento que contenha exclusivamente valores correspondentes à prestação do serviço móvel pessoal.

3. Relatório Detalhado

O cliente pode pedir um relatório detalhado com periodicidade igual ou superior a um mês ou solicitar o documento com informações relativas aos 90 dias anteriores ao pedido. Neste segundo caso, a solicitação deverá ser atendida no prazo de 48 horas.

4. Cobrança

A partir do recebimento da fatura, usuários de planos pós-pagos têm 90 dias para contestar débitos indevidos. Na modalidade pré-paga, o prazo é de 30 dias. A prestadora deve responder aos questionamentos previstos neste item no prazo de até 30 dias contados da contestação.

5. Desbloqueio

O cliente tem direito ao desbloqueio gratuito de seu telefone a qualquer momento, sendo vedada a cobrança de qualquer valor pela realização desse serviço. O desbloqueio do aparelho não caracteriza quebra de fidelização, não sendo permitida, nesses casos, a cobrança de multa a título de rescisão contratual.

6. Cancelamento

O cancelamento deve ser efetivado sem ônus em até 24 horas após a solicitação efetuada pelo usuário.

7. Créditos

Nos planos pré-pagos, a prestadora pode oferecer créditos com qualquer prazo de validade, desde que possibilite ao usuário a aquisição com prazo igual ou superior a 90 dias e 180 dias. Os créditos vencidos serão renovados a cada nova recarga. O usuário ainda deve ser comunicado quando seus créditos estiverem próximos de acabar. A prestadora também deve disponibilizar canal gratuito em tempo real para que o usuário verifique seu saldo e a validade.

8. Mensagens

As mensagens de celular devem ser entregues em até um minuto ou reenviadas por 24 horas até serem recebidas. Caso a entrega ocorra após esse prazo, a operadora não pode cobrá-las.

9. Tratamento não discriminatório

A prestadora não pode recusar atendimento a pessoa inadimplente, que poderá contratar um plano alternativo indicado pela prestadora.

10. Inadimplência

A inclusão de usuário inadimplente em sistema de proteção ao crédito somente pode ser feita após a rescisão do contrato e desde que haja aviso, por escrito, pela prestadora com pelo menos 15 dias de antecedência. Durante a suspensão parcial da linha do usuário inadimplente ou sem créditos pré-pagos, ainda é possível efetuar chamadas a cobrar e para serviços de emergência, além de receber ligações pelo prazo de, no mínimo, 30 dias.

Agora que você já sabe seus direitos, corra atrás deles. Para ler o documento da Anatel na íntegra, clique aqui.


Fonte: Olhar Digital

Facebook tem 100 vezes mais spam que outras redes sociais


Com a movimentação crescente das redes sociais, era de se esperar que os distribuidores de spam migrassem também. E claro que os sites que reúnem mais audiência são os principais alvos desse mercado. Um estudo comprova que o Facebook e o YouTube têm, cada um, 100 vezes mais spam do que qualquer outra rede social no mundo.
O site de Mark Zuckerberg é o que mais oferece perigo, já que recebe quatro vezes mais ataques de phishing. Enquanto isso, há cinco conteúdos de risco (palavrões, ameaças, discurso de ódio, insultos) no YouTube para cada um postado em todas as redes sociais.
Efetuado pela Nexgate e divulgado pelo AllFacebook, o levantamento levou em conta mais de 60 milhões conteúdos únicos em mais de 25 milhões de contas no Facebook, Twitter, Google+, YouTube e LinkedIn entre 2011 e 2013 e descobriu que houve um aumento de 355% na quantidade de spam direcionado a esses serviços na primeira metade deste ano.
Uma em cada 200 mensagens em mídias sociais é spam, e esse tipo de postagem está crescendo mais rapidamente que a taxa de comentários comuns.

Fonte: Olhar Digital