quinta-feira, 17 de maio de 2012

Tipos de SPAM: Boatos e Lendas na Internet


Há uma grande variedade de e-mails com informações e noticias falsas que circulam pela internet, vejam exemplos mais comuns:

"Microsoft está dando dinheiro para quem enviar e-mails."
(Farsa: A Microsoft, a AOL e nenhuma outra empresa dão dinheiro a ninguém por retransmissão de e-mails)


"Faz muito tempo que não lhe vejo, aí estão minhas fotos."
(Jogue no lixo , são vírus perigosos. Não aceite email de ninguém mandando abrir fotos a não ser que você tenha confirmado com seu amigo tal ação.)

"A nokia vai lhe dá um celular de graça."
(Empresa nenhuma dá prêmio a ninguém, muito menos paga alguma coisa, a quem quer que seja, por retransmissões de e-mails.)

"Serasa, SPC e Receita Federal."
(Não mandam e-mail para ninguém. Jamais digite o seu CPF para atender a uma dessas mensagens. Recentemente, no período de declaração de imposto de renda, milhares de pessoas se prejudicaram no Brasil por causa disto.)

"Confirmação da sua compra na GOL, TAM, Submarino, Americanas e etc."
(Eles mandam pra você, dizendo que a compra está confirmada. Não dê bola, nem se preocupe em responder dizendo que não comprou nada (é isto que eles querem). Simplesmente apague. VIRUS!)
"Se mandar essa mensagem para 10 pessoas,terá uma surpresa ou seu desejo irá se realizar."
(Existem também mensagens muito lindas mas que no final mandam repassar prometendo a realização de seus desejos,quantos desses você já repassou e já se realizou?)


"Cartões virtuais"
(Cuidado pois a possibilidade de ser vírus é grande demais, já que os bandidos virtuais aproveitam-se exatamente das boas idéias, aquilo que todo mundo gosta, para espalhar os SPAM's.)

"Intimação da Policia Federal ou do Poder Judiciario"
(Nenhum desses orgãos envia intimações por e-mail.)

"Receita Federal Informa - Seu CPF será cancelado"
(Receita Federal não se comunica com ninguem através de e-mails.)

"Desaparecido Filho de um colega nosso de trabalho"
(Muito cuidado, sempre observe a data das informações, o destinatário e sempre procure saber mais informações antes de repassar algum e-mail desse tipo.)

"Por favor, nem precisa ler, só REPASSE!
Por favor, não delete, nem precisa ler, só repasse. Quem apagar, não tem coração...
Olá, meu nome é Krista Marie, e acabo de ter uma filha que se chama Natalie. Recentemente os médicos descobriram que minha pequena Natalie tem um câncer de cérebro. Desafortunadamente meu marido e eu não temos o dinheiro para pagar a operação, mas meu esposo e eu conseguimos uma ajuda da AOL e eles nos ajudarão com 5 centavos por cada pessoa que receber este e-mail. Por favor reenvie este e-mail para cada pessoa que você conhece e ajudem a minha pequena Natalie"
(Mais uma Farsa da Internet que circula há mais de 7 anos,nenhuma empresa dá dinheiro nenhum a ninguém por repassar e-mails.)



"Elásticos de Cabelo sendo Produzidos com Camisinhas Usadas."
(Circula pela internet notícia acompanhada de fotos de que chineses estariam produzindo elásticos de cabelo )

"Recadastramento de banco BB, Caixa econômica Federal, Santander, Bradesco."
O banco não usa internet para recadastramento ou qualquer outro tipo de procedimento bancário.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Tipos de SPAM: Correntes

Um dos mais comuns tipo de SPAM são as chamadas CORRENTES.
Com certeza você já recebeu e-mails do tipo: Correntes de fé, pedidos de ajuda, repasse essa mensagem, criança desaparecida e etc. Mas qual intenção tem uma pessoa que cria um e-mail desse tipo?
Simples: Quando você recebe uma "corrente", junto com a mensagem vêm anexado todos os endereços de e-mails pra qual a primeira pessoa enviou, e quando você repassa essa mensagem, além desses endereços, todos os endereços das pessoas das quais você enviou vão aparecer na mensagem dos seus destinatários e assim por diante (em outra postagem irei ensinar como fazer pra que isso não ocorra utilizando o CCO no e-mail).
Pois bem, essa imensa lista de e-mails válidos vale uma fortuna, mas quem vai querer isso?!?!
Os SPAMERS, ou seja, pessoas ou empresas que te enviaram e-mails com propaganda que você não solicitou. Agora você sabe como conseguiram o seu e-mail né?
Então uma das principais formas de acabar com isso é parando de replicar essas mensagens.
Não repasse e-mails inúteis, mesmo que essa mensagem seja linda e maravilhosa, ou que a pessoa esteja pedindo "Pelo amor de deus", ou "Você vai ter azar pelo resto da vida" ou frases parecidas pois assim você está colaborando com a diminuição do lixo da internet.Veja uma reportagem da revista Tal & Qual.


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dicas de segurança na internet para usuários básico.

Boa tarde,
Com o caso da Atriz Carolina Dieckmann, resolvi então criar esse blog falando sobre os problemas de segurança relacionados ao mundo virtual. Hoje por exemplo começo a falar sobre os SPAM's que são os maiores causadores de crimes na internet.
Os SPAM's são mensagens (ou e-mail) enviadas em massa com fins publicitários e geralmente têm o conteúdo com caráter apelativo e na maioria das vezes são incômodos e inconvenientes. São vários os tipos, mas muitos com o objetivo de roubo de informações como senhas de e-mail (que foi o caso da atriz citada no começo do post), numeros de cartão de credito e qualquer outro tipo de informação que possa ser utilizado para roubo, chantagem e etc.Mas aí você se pergunta: "Como identificar um spam?"
São vários os tipos de spam:

- Correntes
- Boatos e Lendas Urbanas
- Propagandas
- Ameaças, Brincadeiras e Difamação
- Pornografias
- Fraudes
- Spit e spim
- Spam via redes de relacionamento

A partir de amanhã irei postar sobre cada um desses tipo de spam colocando os exemplos mais comuns de cada um deles.

Apresentação

Olá, meu nome é Wanderson Luis, mais conhecido por Luis, tenho 24 anos e sou técnico de informática, criei esse blog para passar informações de segurança na internet, postar fatos que acontecem diariamente e dar dicas de segurança que você usuário comum deve saber pra manter seu computador livre de muitos perigos que o mundo da internet venha a oferecer. Espero que façam muito bom proveito dessas informações.