quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Os 10 sintomas mais comuns de um computador infectado


Mesmo que as regras mais básicas para garantir a segurança do PC sejam cumpridas com rigor, como atualizar com regularidade o sistema operacional, evitar clicar em links suspeitos e ter uma solução antivírus instalada e atualizada, existe o risco de o sistema ser infectado por malware. Porém, nem sempre é fácil saber se o computador está infectado ou não.
A empresa de segurança digital Kaspersky Lab elaborou uma lista com os dez sintomas mais comuns que indicam que algo malicioso está ocorrendo no computador:
  • Bloqueios inesperados: se alguma vez isto lhe aconteceu, provavelmente já sabe que a tão temida tela azul é sinônimo de que algo vai mal no sistema. Por esse motivo, não perca tempo e analise a plataforma em busca de possíveis infecções.
  • Sistema lento: se o sistema não está executando aplicações que consomem recursos, mas mesmo assim está muito lento, então é possível que esteja infectado com um vírus.
  • Atividade elevada do disco rígido: se a atividade do seu disco é mais alta do que o normal quando o computador está em descanso, é sinal de uma possível infecção.
  • Janelas estranhas: se durante o processo de boot aparecem janelas estranhas que alertam para problemas no acesso a diferentes discos no sistema, pode ser que o computador esteja infectado por malware.
  • Mensagens estranhas: quando o sistema está em execução e aparecem janelas avisando que arquivos ou programas não podem ser abertos, fique atento, esse é outro sinal para um possível ataque de malware.
  • Atividade indevida dos programas: se os programas não respondem, abrem automaticamente ou mostram uma notificação de que uma aplicação está tentando acessar a Internet sem o seu consentimento; então, é possível que um malware esteja atacando a sua máquina.
  • Atividade aleatória de rede: se o roteador piscar constantemente, indicando uma atividade elevada da rede quando não está executando algum programa ou não está acessando altos volumes de dados na Internet, parta do princípio que existe algo errado com o equipamento.
  • Mensagens de e-mail instáveis: os seus e-mails não saem da pasta ao enviar? Os seus contatos recebem mensagens estranhas que você não se recorda de ter enviado? São sinais de que seu sistema está comprometido ou alguém roubou sua senha de acesso ao e-mail.
  • Endereço IP na lista negra: se receber uma notificação dizendo que seu endereço IP está numa lista negra, existem fortes possibilidades de que seu sistema tenha caído nas mãos de criminosos e que passou a fazer parte de uma botnet de spam.
  • Desativação inesperada do antivírus: existem muitos programas maliciosos desenhados especificamente para desativar o antivírus, se encarregue de eliminá-los. Se o seu software de segurança for desativado por auto reconstrução, pode ser um pequeno sintoma de que algo de errado está acontecendo.
Fonte: Olhar Digital

terça-feira, 10 de setembro de 2013

China ameaça punir com prisão quem espalhar boatos na Internet


A China divulgou nesta segunda-feira medidas duras para conter os rumores infundados pela Internet, o que inclui penas de até três anos de prisão.
A nova lei foi recebida com indignação por internautas chineses, que cada vez mais usam a rede para discutir política e burlar a censura estatal.
Segundo uma interpretação jurídica emitida pela Justiça e por promotores, os responsáveis pela difusão de falsos rumores na Internet poderão ser indiciados por difamação, caso o conteúdo falso seja acessado por mais de 5.000 usuários, ou republicado mais de 500 vezes.
"Pessoas já foram afetadas, e a reação da sociedade tem sido forte, exigindo a uma só voz punições sérias de acordo com a lei para atividades criminais que usem a Internet para difundir rumores e difamar pessoas", disse Sun Jungong, porta-voz do tribunal. "Nenhum país consideraria caluniar outras pessoas como "liberdade de expressão", acrescentou Sun.
O parecer cita especialmente casos de postagens que motivem protestos, inquietação étnica ou religiosa ou que provoque um "efeito internacional ruim".
Fonte: UOL

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Motorista bêbado confessa crime em vídeo e causa furor na web


Matthew Cordle
Causou furor na internet o vídeo que mostra um motorista bêbado do estado de Ohio, norte dos Estados Unidos, confessando sua responsabilidade por um acidente fatal provocado pelo excesso de álcool e aconselhando para que o trágico erro não se repita.
O vídeo de qualidade profissional foi divulgado pelo portal BecauseISaidIWould.com. Nele, o motorista de 22 anos faz sua confissão: "Meu nome é Matthew Cordle e, em 22 de junho de 2013, atingi e matei Vincent Canzani. Este vídeo serve como minha confissão".
A confissão dura três minutos e meio e começa com uma música dramática. Cordle, sentado num quarto escuro, com o rosto escondido por efeito de pixels, relata como "desmaiou" ao volante depois de uma noite de "consumo abusivo" de álcool e bateu, assim, em outro veículo numa pista inter-estadual.Até as 14H00 desta sexta-feira, o filme havia sido visualizado mais de 137.000 vezes no site Youtube.
"Quando me acusarem vou me declarar culpado e assumirei a responsabilidade por tudo o que fiz a Vincent e sua família", disse Cordle quando o efeito que esconde seu rosto desaparece e a câmera revela uma visão clara de sua face e seu braço, marcado por cicatrizes.
Cordle disse que "advogados muito poderosos" o informaram que ele poderia obter uma redução da pena ou não cumprir pena nenhuma caso concordasse em mentir. "Mas eu não vou desonrar a memória de Vincent e mentir sobre o que aconteceu".
O vídeo termina com Cordle olhando para a câmera e dizendo aos espectadores: "Estou pedindo que, por favor, não bebam e dirijam. Não posso trair Canzani novamente (...) mas vocês ainda podem se salvar. Suas vítimas também."
Alex Sheen, fundador do BecauseISaidIWould.com, site financiado por doações onde as pessoas podem vir a público com promessas, disse que Cordle o abordou mês passado através do Facebook.
"Não conheço Matt além disso", afirmou Sheen à rede de televisão CNN.
Se for condenado, Cordle pode receber uma sentença de prisão aberta de até oito anos.
Veja o vídeo abaixo:
Fonte: Info

Facebook volta a ser alvo de críticas por violação de privacidade

Facebook

O site de relacionamentos Facebook voltou a receber críticas de ativistas de defesa da privacidade, após revelar uma nova política que poderia transformar dados e fotos dos usuários em peças publicitárias.
O novo plano "expandiria dramaticamente o uso de informações pessoais para fins publicitários", denunciaram nesta semana seis organizações de defesa da privacidade em carta endereçada à Comissão Federal de Comércio (CFC) americana.
Se as mudanças forem efetivadas, diz a carta, "os usuários do Facebook que pensavam que suas imagens e seu conteúdo não seriam usados para fins comerciais sem seu consentimento, agora descobrirão que suas fotos exibidas nas páginas de seus amigos endossarão produtos de anunciantes do Facebook".A carta diz que as mudanças violam um acordo formalizado em 2011 com a agência de vigilância americana e insta a Comissão a "agir para impor sua decisão".
"Notavelmente, suas imagens poderiam inclusive ser usadas pelo Facebook para endossar produtos de que o usuário não gosta ou sequer usa", continua a carta assinada pelo Centro de Informação para a Privacidade Eletrônica, o Centro para Democracia Digital, o serviço de defesa do consumidor Consumer's Watchdog, entre outros grupos.
O Facebook revelou as mudanças como parte de um acordo que se seguiu a uma ação coletiva sobre o uso dos nomes e imagens dos usuários nas chamadas "histórias patrocinadas".
Segundo a carta, a política atual do Facebook permite a seus usuários limitar como seu nome e foto de perfil podem ser associados à publicidade.
Na nova proposta, indica o Facebook, "você nos dá permissão para usar seu nome, foto de perfil, conteúdo e informação em conexão com conteúdo comercial, patrocinado ou relacionado".
Os ativistas afirmam que a medida permitiria ao Facebook virtualmente transformar todos os dados dos usuários em publicidade.
"Há muito tempo o Facebook tem sido irresponsável com os dados dos usuários e confiado em configurações complicadas para confundi-los, mas estas mudanças propostas vão além disso", afirmou John Simpson, diretor de privacidade do Consumer Watchdog.
"O excesso do Facebook viola o acordo com a CFC, firmado depois da última grande violação de privacidade; se a Comissão quer preservar sua credibilidade, precisa agir imediatamente para impor sua decisão", continuou.
Também endossaram a carta as organizações Privacy Rights Clearinghouse, US PIRG e Patient Privacy Rights.
Encarregados do Facebook afirmaram que suas políticas não foram modificadas, mas elucidadas em uma nova linguagem.
"Como parte desta proposta de atualização, nós revisamos nossa explicação de como coisas como o seu nome, foto de perfil e conteúdo podem ser usadas em ligação com anúncios e conteúdo comercial para deixar claro que você está dando permissão ao Facebook para seu uso quando você usar nossos serviços", afirmou um porta-voz da empresa.
"Nós não alteramos nossas práticas ou políticas de publicidade, apenas as tornamos mais claras para as pessoas que usam nosso serviço", emendou.
Fonte: Info