sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Golpe por e-mail tenta enganar motoristas com aviso de clonagem de carteira de habilitação


Um novo golpe enviado por e-mail tenta roubar dados de usuários, pedindo que eles cliquem em um link para reaver a carteira clonada. O alerta foi emitido pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).
De acordo com o órgão, o e-mail falso diz que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da pessoa foi clonada. Para recuperá-la, a pessoa deve abrir um arquivo anexo (um suposto relatório de investigação do caso) e entrar em contato com o órgão em até 48 horas.
O Detran-SP informa que apenas envia e-mails em resposta a manifestações enviadas em seus canais de atendimento (como Disque Detran e Fale com o Detran). Além disso, quando o órgão precisa se comunicar com os motoristas, o contato é feito via correspondência ou mensagem de texto via celular (quando autorizado previamente).
O e-mail sobre a clonagem da carteira de motorista conta com vários erros graves. Além de problemas de gramática (por exemplo: "Todos as informações esta contida"), a mensagem eletrônica usa o logotipo antigo do Detran (nas cores azul e laranja) e o remetente da mensagem (info@detran.com) não pertence ao departamento de trânsito. Por ser um órgão do governo estadual, ele não utiliza a terminação '.com'.
Outra informação equivocada diz respeito ao suposto cancelamento da carteira de motorista, se não houver contato. Segundo o Detran, a CNH só é cancelada quando obtida de forma fraudulenta. "O que existem são bloqueios que impedem a renovação do documento, como no caso de condutores que somam 20 pontos ou mais na carteira ou que foram autuados por embriaguez ao volante, por exemplo", explica o órgão de trânsito.
Para evitar problemas ao abrir e-mails, o Detran recomenda que os cidadãos não abram arquivos anexos ou cliquem em links suspeitos.
  • Reprodção
    Imagem  mostra e-mail fraudulento com mensagem de suposta clonagem de CNH

    Fonte: UOL

Justiça Federal descarta participação da Anatel em acordo sobre uso de postes


O Tribunal Regional Federal da 1a Região negou um pleito da Anatel que tentava desqualificar um acordo entre a Brasil Telecom e a Companhia Hidrelétrica São Patrício, de Goiás, quanto ao pagamento pelo compartilhamento do uso de infraestrutura.
As duas empresas tinham disputa sobre o tema, mas “o problema foi contornado mediante a assinatura de contrato, em 16 de junho de 2004, três semanas depois que o juiz firmou decisão antecipatória de tutela para fixar o preço unitário mensal de R$ 1,37/poste e inibir a Chesp quanto ao uso compartilhado dessa infraestrutura.
 A Anatel, no entanto, entendeu que o acerto no valor proposto pela Justiça seria nulo pois “nem ela nem a Aneel teriam sido ouvidas antes da homologação do acordo firmado entre a Brasil Telecom e a Chesp”. Sustenta que quando a Chesp submeteu a transação à homologação judicial, o correto seria que a Justiça ouvisse as agências reguladoras envolvidas.
Por decisão unânime, a segunda Turma Suplementar do TRF seguiu os argumentos do relator, juiz Marcelo Dolzany. Para o magistrado, o acordo entre as partes não dependia da anuência da Anatel e, portanto, não haveria motivos para que esta se manifestasse sobre os termos.
Segundo ele, “evidencia-se que a Anatel pretende reabrir a discussão sobre o ajuste celebrado por mero capricho formal, daí que seu recurso não apresenta condições de ultrapassar a fase de conhecimento.”
* Com informações do TRF 1

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Conheça o adesivo que espanta mosquitos por 48 horas

Kite Patch

Esqueça os repelentes, inseticidas e velas de citronela. Pesquisadores americanos criaram o Kite Patch, um pequeno adesivo colorido capaz de deixar qualquer pessoa invisível para mosquitos durante 48 horas.
O Kite Patch foi desenvolvido por Grey Frandsen, Michelle Brown e Torrey Tayanaja, que trabalham nos Laboratórios Olfactor, centro de pesquisas da empresa ieCrowd, desenvolvedora de projetos sociais ligados à inovação.
Com o resultado da pesquisa em mãos, os criadores do Kite Patch desenvolveram um composto químico atóxico em forma de adeviso que deve ser colocado na roupa das pessoas e é capaz de desorientar o radar de CO2 dos insetos. O adesivo foi baseado em descobertas do cientista Anandasankar Ray e seus colegas na Universidade da Califórnia, em Riverside. Os estudos indicam que os mosquitos detectam alvos humanos a partir do dióxido de carbono emitido pelas pessoa. Esse trabalho recebeu o financiamento da Fundação Bill e Melinda Gates, criada pelo fundador da Microsoft e que busca apoiar soluções tecnológicas para problemas globais.
Para desenvolver a ideia, o grupo buscou financiamento no site de crowdfunding Indiegogo. Inicialmente, a meta de arrecadação estava estabelecida em 75 mil dólares, mas, ao final da campanha, os pesquisadores conseguiram um valor cinco vezes maior que o estimado. 
A ideia dos empreendedores, no entanto, não é apenas comercializar o adesivo para aquelas pessoas que desejam um sono tranquilo em uma noite de verão. O Kite Patch será levado para países onde há alta incidência de doenças tropicais como malária, febre amarela e dengue, cujos vetores de transmissão são os mosquitos. 
De acordo com os cientistas envolvidos no projeto, quase 3,3 bilhões de pessoas no mundo vivem em áreas afetadas pela malária. Em 2010, foram registrados 216 milhões de casos de malária, resultado em 655 mil mortes. 
A equipe deseja testar em larga escala o adesivo em Uganda, uma das áreas consideradas com maior infestação de mosquitos da malária. Com isso, esperam ter resultados suficientes para finalizar a formulação do adesivo e expandir a produção em outros locais.
"Com o apoio da instituição Pilgrim Africa, distribuíremos o Kite para a população de Uganda, além de analisar os resultados e coletar dados viáveis para o projeto. Essa é uma tecnologia que representa uma nova etapa na luta contra doenças relacionadas a mosquitos", disse o pesquisador Torrey Tayanaja no vídeo de lançamento do projeto
Fonte: Info

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Operadoras apostam em antenas em postes para melhorar cobertura

Em meio ao aumento da demanda por internet móvel, as operadoras estão buscando alternativas urbanísticas mais amigáveis para a instalação de antenas, e uma delas é utilizar os postes de iluminação, estratégia já adotada pela Vivo e analisada por Oi, TIM, Claro e Nextel.
De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), existem hoje 60,4 mil torres de telecomunicações no Brasil. Mas com o aumento estimado de 200 por cento do tráfego de rede com uso de tablets e smartphones nos últimos anos, esse volume já não é suficiente para atender a demanda, segundo o sindicato das empresas do setor, o Sinditelebrasil.
As operadoras dizem ter dificuldades para instalar novas antenas devido a restrições urbanísticas impostas por legislações municipais, o que faz com que a aprovação para novas torres demorar até um ano para sair, disse o diretor do sindicato, Carlos Duprat.
"Existem mais de 250 municípios com legislações próprias para a instalação de antenas e todas muito restritivas", declarou Duprat à Reuters.
Uma proposta para normatizar a instalação dos equipamentos, apoiada pelo governo federal, tramita no Congresso Nacional.
Para apresentar alternativas mais amigáveis do ponto de vista urbanístico, a Vivo lançou há cerca de quatro meses o projeto-piloto "Site Sustentável" em parceria com o Sinditelebrasil e aprovado pela prefeitura do Rio de Janeiro.
Fonte: Info

40% dos brasileiros pretendem realizar compras através de smartphones em 2014

app

Uma pesquisa realizada pela consultoria de tecnologia Accenture mostra que 40% do público consumidor brasileiro pretende fazer pagamentos através de smartphones ou tablets em 2014. Além disso, 65% dos 1.500 entrevistados afirmaram que estão dispostos a mudar de operadora caso a sua não ofereça suporte à realização de transações financeiras de forma segura quando o serviço for aceito em lojas.

Recentemente, o serviço de transações virtuais do eBay, o PayPal, anunciou que estava testando um recurso de pagamento móvel em lojas físicas por meio de um aplicativo e com a segurança do reconhecimento facial não automatizado. Isso significa que, quando os clientes fazem “check-in” em um desses locais, seu nome e foto aparecem no aplicativo do PayPal. Então, os varejistas podem comparar a foto do perfil com a aparência do cliente e, só depois, cobrar o valor gasto na loja diretamente da conta dele no serviço digital.
Além de pagamentos móveis, a pesquisa da Accenture abordou temas como intenção de compra de aparelhos e uso de serviços de VOIP. 46% dos entrevistados pretendem comprar novos tablets e 38% vão adquirir smartphones ainda em 2013. 

Seguindo a tendência de comunicação móvel por internet puxada por apps como o WhatsApp e o Viber, 96% dos brasileiros disseram que estariam dispostos a usar serviços que realizam chamadas de voz via 3G, desde que a qualidade do sinal das operadoras melhore.

Fonte:R7 

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Em Teresina, universitária é indiciada por criar "fake" na web contra rival



Uma universitária de Teresina foi indiciada por criar um perfil falso na internet contra uma rival. A informação foi confirmada nesta terça-feira (3) pela delegada, Christiane Vasconcelos, que comanda a Delegacia de Repressão aos Crimes de Alta Tecnologia. É o primeiro caso desvendado este semestre sobre crime de honra. 
A polícia quebrou o sigilo da universitária e chegou até seu endereço. De acordo com a delegada, a infratora criou um fake (perfil falso) no Facebook para difamar uma mulher que estava namorando o seu ex.
“No perfil, ela colocava a vítima como garota de programa e usava seu nome, foto, passando a difamá-la na internet. Isso abalou a vida da vítima”, contou a delegada.
A polícia fez o rastreamento das mensagens, após a denúncia e conseguiu desvendar o crime. 
O processo foi encaminhado ao juiz de pequenas causas. A universitária poderá pegar até dois anos de prisão. “Como é um crime de menor potencial ofensivo pode ser substituído por penas alternativas. Mas, isso não impede que a vítima poderá entrar com ação por danos morais”, esclareceu a delegada que não revelou os nomes. Ela adiantou apenas que as duas são estudantes universitárias.
A agressora irá responder por crime de falsa identidade e difamação.

Ocorrências

Uma média de 20 ocorrências são registradas por mês na delegacia que investiga crimes na web. Os principais são crimes contra a honra (injúria e difamação) e fraude bancária (estelionato e furto mediante fraude). 

Fonte: Cidadeverde.com

Hacker recebe US$ 12,5 mil por descobrir falha que permitia apagar fotos no Facebook

Em vídeo, Arul Kumar mostra como funcionava a falha que permitia apagar qualquer foto do Facebook sem o consentimento do dono da imagem

O engenheiro de segurança Arul Kumar, 21, foi recompensado pelo Facebook com US$ 12.500 por descobrir uma vulnerabilidade na rede social que lhe permitia deletar qualquer foto de qualquer usuário, sem que o dono da imagem soubesse.
Kumar, que se descreve como "entusiasta de segurança com paixão pelo hacking ético", encontrou a falha na versão do Facebook para dispositivos móveis (m.facebook.com), num painel de controle no qual os membros da rede podem administrar pedidos de remoção de conteúdo considerado inapropriado.

O hacker indiano descobriu que alguns parâmetros desse link podiam ser facilmente alterados, como os números de identificação da foto e do perfil em que ela foi postada. Ele avisou a equipe de segurança do Facebook, recebeu sua recompensa e o bug foi corrigido.Quando o Facebook não remove uma imagem, por exemplo, é possível enviar uma mensagem ao dono da foto, pedindo a ele para tirá-la do ar. A rede social então gera um link de remoção, que pode ou não ser aceito pela pessoa que publicou a foto.
SEM PRÊMIOS
Há duas semanas, o palestino Khalil Shreateh se aproveitou de uma falha que havia descoberto para publicar uma mensagem no perfil --normalmente restrito a amigos-- do fundador e presidente do Facebook, Mark Zuckerberg.
"Em primeiro lugar, desculpe por invadir sua privacidade e por postar no seu mural --eu não tive escolha", escreveu, em inglês, e descreveu o que havia passado até então: Shreateh fora desprezado duas vezes pela rede social, quando tentou mostrar a eles o problema que encontrara.
O Facebook considerou a postura do hacker "inaceitável" e o deixou de fora do programa de recompensas.

Fonte: Folha de São Paulo

Aplicativos gratuitos para conseguir emprego


Precisando de um novo emprego ou apenas pensando em sondar o mercado? Saiba que a oportunidade perfeita pode estar em seu smartphone. Alguns aplicativos voltados a empregos trazem uma série de recursos para encontrar vagas gratuitamente. Confira abaixo a seleção de apps e encontre uma oportunidade de trabalho: 
Empregos - iOS e Android
Produzido pela Indeed, o aplicativo é bastante funcional. Basta escrever as palavras-chave relacionadas à profissão e selecionar a cidade que a vaga deverá estar listada. Ainda é possível cadastrar o currículo e enviá-lo pelo próprio app, assim como filtrar as vagas de acordo com a distância e criar alertas para que o usuário receba um email quando surgirem vagas próximas e dentro da área de atuação do candidato.

Reprodução
 
Trovit Empregos - iOS e Android
Semelhante ao “Empregos”, também conta com uma interface bastante simples e minimalista. Não é rico em recursos, mas permite uma simples busca por região e palavras-chave. Além disso, também dá para criar um alerta quando aparecerem novas oportunidades relacionadas às buscas já feitas. 
Trampos.co - iOS
Com uma intuitiva interface, o Trampos é um bom app para encontrar vagas de estágio ou freelancer ou pleno. É possível favoritar alguma oportunidade e enviar emails às empresas com apenas um toque. As desvantagens ficam por conta da ausência de um campo de busca e limitação das vagas: apenas para a área de comunicação e publicidade.

Reprodução

 


How to get a job interview - iOS
Se algum dos três aplicativos acima te ajudou a conseguir uma entrevista, agora é hora de se preparar para a conversa. Este app traz dicas valiosas em vídeo para você se destacar na entrevista e conseguir o emprego. As sugestões são inglês e podem te ajudar a treinar o idioma, praticamente indispensável em qualquer vaga. Boa sorte!

Fonte: Olhar Digital

Governo brasileiro que criar email antiespionagem


O Governo quer lançar, por meio dos Correios, um serviço de email nacional e criptografado. Nesta segunda-feira, 2, o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, colocou a proposta como uma medida às recentes acusações de espionagem norte-americana.
"Os Correios já trabalham há bastante tempo com certificação digital e criptografia. Daí para um serviço de e-mail de massa, com essas características, é fácil", avaliou Lins. O sistema lucraria com modelos de publicidade semelhantes ao do Gmail.
Além da criptografia, por medidas de segurança, todos os dados deverão ser armazenados em servidores brasileiros.
Como há uma série de custos a serem avaliados, principalmente com datacenters, o governo ainda não estabeleceu uma data para lançar o serviço. No entanto, o jornal Folha de S.Paulosugere que a novidade deverá chegar ainda no segundo semestre de 2014.
"No ano passado, [os EUA] fizeram 311 solicitações [às empresas]. É preciso estimular um serviço de e-mail mais seguro.", disse Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, ao jornal.
Bernardo ainda defende o envolvimento dos Correios no projeto. "Os Correios têm uma bandeira de credibilidade grande. Entregam carta no Brasil há 350 anos e ninguém acha que eles ficam bisbilhotando", disse.
O ministro defende ainda uma alteração na legislação para que, espionar emails seja considerando um ato tão criminoso quanto abrir correspondências de terceiros.

Repúdio à espionagem
Após uma reportagem do Fantástico, exibida nesse domingo, 1, na TV Globo, que reportou que o Governo brasileiro e até a presidente Dilma foram espionados pelos EUA, os governantes convocaram uma reunião emergencial nesta segunda-feira, 2. No início da tarde, informaram que irão pedir explicações formais do governo norte-americano.

Fonte: Olhar Digital