sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Golpe por e-mail tenta enganar motoristas com aviso de clonagem de carteira de habilitação


Um novo golpe enviado por e-mail tenta roubar dados de usuários, pedindo que eles cliquem em um link para reaver a carteira clonada. O alerta foi emitido pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).
De acordo com o órgão, o e-mail falso diz que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da pessoa foi clonada. Para recuperá-la, a pessoa deve abrir um arquivo anexo (um suposto relatório de investigação do caso) e entrar em contato com o órgão em até 48 horas.
O Detran-SP informa que apenas envia e-mails em resposta a manifestações enviadas em seus canais de atendimento (como Disque Detran e Fale com o Detran). Além disso, quando o órgão precisa se comunicar com os motoristas, o contato é feito via correspondência ou mensagem de texto via celular (quando autorizado previamente).
O e-mail sobre a clonagem da carteira de motorista conta com vários erros graves. Além de problemas de gramática (por exemplo: "Todos as informações esta contida"), a mensagem eletrônica usa o logotipo antigo do Detran (nas cores azul e laranja) e o remetente da mensagem (info@detran.com) não pertence ao departamento de trânsito. Por ser um órgão do governo estadual, ele não utiliza a terminação '.com'.
Outra informação equivocada diz respeito ao suposto cancelamento da carteira de motorista, se não houver contato. Segundo o Detran, a CNH só é cancelada quando obtida de forma fraudulenta. "O que existem são bloqueios que impedem a renovação do documento, como no caso de condutores que somam 20 pontos ou mais na carteira ou que foram autuados por embriaguez ao volante, por exemplo", explica o órgão de trânsito.
Para evitar problemas ao abrir e-mails, o Detran recomenda que os cidadãos não abram arquivos anexos ou cliquem em links suspeitos.
  • Reprodção
    Imagem  mostra e-mail fraudulento com mensagem de suposta clonagem de CNH

    Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário