domingo, 4 de agosto de 2013

Serviços de Telecom são reprovados na Jornada Mundial da Juventude

O desempenho “satisfatório”, na avaliação das operadoras móveis durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, ficou, na prática, aquém do previsto, conforme demonstram indicadores da Anatel sobre o desempenho das redes da telefonia celular. 
Medições do primeiro dia do encontro, feitos pela agência reguladora, mostram que das 13h às 23h nenhuma das quatro principais teles móveis – Vivo, TIM, Claro e Oi – conseguiu atingir a meta de completamento de conexões de dados. 
Segundo um relatório de avaliação do Serviço Móvel Pessoal - em 23 de julho, dia da missa de abertura da JMJ, a taxa que deveria ser superior a 98% ficou abaixo em todas as teles móveis. Variou entre 92,23% (Vivo e Claro), 91,44% (Oi) e 66,41% (TIM). O pior desempenho, da TIM, também foi verificado em outros dois do total de cinco indicadores analisados: na taxa de alocação de canal de tráfego, o índice ficou em 87,93% quando o esperado seria acima de 95%. 
A mesma operadora foi ainda quem apresentou a maior taxa de quedas de conexões de dados, em 5,5%. Ainda que próximo do teto da meta, de 5%, é um percentual bem superior às demais de 2% (Vivo e Claro) ou 0,46%, da Oi.  O mesmo relatório aponta que TIM (2 casos), Oi (3) e Claro (4) tiveram problemas de interrupção de elementos de rede que afetaram o tráfego, total ou parcialmente, em Copacabana, Guaratiba ou na Catedral Metropolitana do Rio.  Ressalta-se que a Anatel não divulgou oficialmente o que fará com esses dados e se irá punir as prestadoras de serviços.
Para as teles, por meio do comunicado do SindiTelebrasil, “as redes de telefonia móvel tiveram desempenho satisfatório durante a Jornada Mundial da Juventude”. “As redes não registraram problemas de grande repercussão, apenas congestionamento eventuais, próprios de eventos marcados por multidões.”
Turismo
Os  turistas que viaram para a Jornada Mundial da Juventude tiveram tido uma avaliação menos favorável que os indicadores da Anatel.Segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 1o/8, pela Embratur, telefonia e Internet foram os serviços pior avaliados pelos turistas estrangeiros que estiveram no país durante o evento. Num universo de 500 turistas que responderam à pesquisa, 30,6% consideraram os serviços de telefonia e acesso à Internet ruins ou péssimos. De acordo com a Embratur, serviços e Telecom e Internet foi o quesito  com a pior avaliação, seguido por limpeza pública (13,3%).
Compartilhamento de rede
Apesar de não anunciarem oficialmente o compartilhamento de redes 3G e 4G - Vivo e Claro - têm dados idênticos de desempenho de rede, segundo o apurado pela fiscalização da Anatel. Isso pressupõe que as duas teles já estejam, em piloto, compartilhando suas infraestruturas. TIM e Oi, por sua vez, já trabalham com o compartilhamento, mas apenas para o 4G.
Fonte: Convergência Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário